Assistência multidisciplinar ao paciente
- Dr. Marcelo Brasileiro Vaz
- 12 de fev. de 2021
- 1 min de leitura

A especialidade Cirurgia de Cabeça e Pescoço é responsável por procedimentos de baixa, média e alta complexidades, cada um com suas nuances e peculiaridades. E não estamos sozinhos nessa caminhada. É de suma importância o tratamento pautado em conduta multidisciplinar. Você sabe do que se trata?
•
Para obtermos o melhor desfecho após o tratamento de pacientes oncológicos, faz-se necessário seguimento pelas mais diversas especialidades da área da saúde, como enfermagem, psicologia, farmácia, odontologia, fono e fisioterapias. E mesmo dentro da própria medicina, as diversas especialidades atuam em conjunto em prol do paciente.
•
É prática frequente que cirurgião, oncologista, radioterapeuta, nutrólogo, intensivista, cirurgião plástico atuem juntos nos casos mais complexos.
Cada uma dessas áreas é responsável pela abordagem holística do paciente, ajudando o cirurgião a compreender e conduzir o caso observando o indivíduo como um todo.
•
Considero de grande valia essa abordagem e sempre lanço mão dos mais diversos profissionais, com o intuito de uma reabilitação mais adequada e personalizada. Ao escolher o seu cirurgião, é importante questionar sobre essa abordagem e sobre a disponibilidade de tais recursos.
•
Comments